O curso tem como foco o jornalismo em plataformas digitais, abrangendo o contexto de convergência midiática, big data e algoritmos, redes sociais, estratégias de mensuração e ferramentas de avaliação, bem como o jornalismo de dados, em dispositivos móveis e o jornalismo hiperlocal.
Abrange a gestão e inovação na área de jornalismo em plataformas digitais, com ênfase nas startups.
Apresenta temas como newsliteracy (alfabetização em notícias) e as narrativas transmídia e imersivas no jornalismo.
Formar profissionais para atuação no jornalismo digital, com conhecimento aprofundado e saberes práticos sobre o exercício profissional nas redações em que as plataformas digitais são preponderantes na produção e circulação de conteúdos jornalísticos;
Fornecer bases conceituais e práticas consonantes com as necessidades do mercado atual de jornalismo;
Oferecer ao aluno uma visão panorâmica das principais tendências do jornalismo digital.
Jornalistas e profissionais da comunicação, ou que atuem em produção de conteúdos jornalísticos, que desejam aprofundar conceitos e práticas do jornalismo em plataformas digitais;
Estudantes recém-formados em jornalismo, comunicação, ou em áreas correlatas voltadas à produção jornalística, interessados em aprofundar conhecimentos em jornalismo no ambiente digital.
Matrículas abertas para 2025! Previsão de início: Agosto de 2025
18 meses (1 ano e meio)
Segundas e quartas-feiras,
das 19h às 23h.
A partir de R$ 1.190,17/mês Confira todas opções de pagamento
Conheça os profissionais de Comunicação com vasta atuação que ministram as disciplinas e aproximam os cursos de especialização do mercado de trabalho.
Ver docentesDisciplina | Carga horária |
---|---|
• Convergência tecnológica e cultura da convergência | 36 |
• Ecossistema comunicacional e jornalismo | 20 |
• News literacy e desinformação | 16 |
Disciplina | Carga horária |
---|---|
• Reportagem guiada por dados | 36 |
• Big data, algoritmos e legislação | 20 |
• Jornalismo e metadados | 16 |
Disciplina | Carga horária |
---|---|
• Jornalismo em dispositivos móveis e redes sociais | 20 |
• Jornalismo hiperlocal | 16 |
Disciplina | Carga horária |
---|---|
• Planejamento e estratégias de mensuração | 20 |
• Ferramentas de avaliação | 16 |
Disciplina | Carga horária |
---|---|
• Apuração e produção de conteúdo no contexto digital | 36 |
• Estratégias de circulação em redes sociais digitais | 20 |
• Startups e aceleradores em jornalismo | 16 |
Disciplina | Carga horária |
---|---|
• Narrativas transmídia, interativas e imersivas | 36 |
• Storytelling e humanização da notícia | 20 |
• Infografias, mapas e tabelas interativas | 16 |
Parcelas | Valor |
---|---|
30x | R$ 1.487,71 |
24x | R$ 1.859,64 |
18x | R$ 2.479,52 |
12x | R$ 3.719,28 |
À vista | R$ 44.631,36 |
Parcelas | Valor |
---|---|
30x | R$ 1.190,17 |
24x | R$ 1.487,71 |
18x | R$ 1.983,62 |
12x | R$ 2.975,42 |
À vista | R$ 35.705,09 |
Parcelas | Valor |
---|---|
30x | R$ 1.264,56 |
24x | R$ 1.580,69 |
18x | R$ 2.107,59 |
12x | R$ 3.161,39 |
À vista | R$ 37.936,66 |
Parcelas | Valor |
---|---|
30x | R$ 1.338,94 |
24x | R$ 1.673,68 |
18x | R$ 2.231,57 |
12x | R$ 3.347,35 |
À vista | R$ 40.168,22 |
Confira o edital de mensalidade do ano vigente.|No início de cada ano letivo há reajuste nas mensalidades que são estipulados em conformidade com a lei vigente.
Venha fazer parte da Paulista 900
A Faculdade oferece, em quatro andares do prédio da Fundação Cásper Líbero, uma estrutura educacional equipada com a Biblioteca Prof. José Geraldo Vieira, que conta com um acervo de 49.000 livros, 580 periódicos, 4.270 filmes em uma área de 625 m²; as ilhas de edição, equipadas com softwares específicos de edição de áudio e vídeo; os laboratórios de rádio com revestimento acústico; os laboratórios de TV, de foto digital, laboratório fotográfico e laboratórios de informática equipados com computadores das linhas PC e Apple; uma quadra poliesportiva; a Sala Aloysio Biondi e o Teatro Cásper Líbero.
A instituição mantém contratos ativos com os principais fornecedores de software relacionados à comunicação. Dentre eles, Adobe, Sony e Axure. O aluno também pode contar com os produtos da Microsoft, como pacote Office e E-mail.