O Programa de Diversidade em Jornalismo da Bloomberg, uma iniciativa conjunta da Bloomberg, da Cásper Líbero e da Universidade da Carolina do Norte (UNC), anuncia os 13 estudantes de jornalismo selecionados para a sua primeira turma. O objetivo do programa é oferecer uma imersão única em jornalismo econômico, promovendo a diversidade e o desenvolvimento de novos talentos para as redações.

A lista de participantes reflete uma diversidade geográfica e de perspectivas, com estudantes provenientes de diferentes regiões do país, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Piauí e Bahia, além de São Paulo. O sucesso da iniciativa se revela pela quantidade de inscritos. Foram 411 candidatos, de 25 Estados brasileiros. Entre os 13 selecionados, três são casperianos:

Sophia Sampaio Setúbal de Lima: estudante do segundo ano de Jornalismo, já atua na área de comunicação corporativa em um grande banco e busca construir narrativas que conectem informação, relevância e sensibilidade.

Maria Julia de Oliveira Blanes: aos 19 anos tem grande interesse pelo jornalismo econômico e crê que o desafio dele é “facilitar a linguagem especializada para públicos leigos”, buscando também levar maior representatividade feminina para o campo da economia.

João Vitor Beltrame: o estudante, que já viveu em Portugal e atuou no Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, quer entender como “as dinâmicas econômicas influenciam a vida das pessoas e moldam a sociedade”.

Os selecionados participarão de workshops intensivos na redação da Bloomberg em São Paulo, entre 1 e 3 de agosto próximos. Durante essa imersão, eles terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em cobertura especializada do setor financeiro e de negócios, além de realizar atividades práticas que abordam finanças, políticas econômicas e demais assuntos do universo mercadológico. Todas as despesas de hospedagem, viagem e alimentação serão integralmente custeadas pela organização.

O estudante roraimense João Gabriel Rosas Leitão, da Universidade Federal de Roraima, afirma que seu objetivo é aprender a ser um jornalista que não apenas descreve e repercute números, mas seja capaz de traduzir os impactos de políticas e decisões de mercado na prática. Analista de comunicação na CBN Amazônia Boa Vista, já escreveu para GE Globo, o G1 Roraima e integrou a equipe de telejornalismo da Rede Amazônica.

Para Gisele Martins Cabral Fernandes, que estuda no Centro Universitário Celso Lisboa e já é editora-chefe do podcast oficial da sua instituição de ensino, espera que o programa “ensine o dia a dia real de um jornalista” a partir dessa vivência na redação da Bloomberg.

Vitória Araújo de Aleluia, estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vive intensamente a vida universitária, participando de oficinas, cursos, edições e coberturas jornalísticas. Já foi finalista do Expocom Nordeste e foi mais uma selecionada para o workshop.

A iniciativa reforça o compromisso do programa em atrair e capacitar uma nova geração de jornalistas econômicos, com um olhar plural e abrangente. As inscrições para o programa foram encerradas em 7 de junho.

Conheça a lista completa dos 13 selecionados:

Gisele Martins Cabral Fernandes

Gisele Fernandes, carioca, 22 anos. Estudante de Jornalismo pela Celso Lisboa, sou dedicada ao contínuo aprendizado, buscando desenvolver e polir minhas habilidades com todas as oportunidades que estiverem ao meu alcance. Com interesse em Geopolítica, espero um dia poder fazer o trabalho de unir mais ainda o Brasil ao mundo, uma reportagem por vez.

Alice Bastos

Estudante de Jornalismo na UFMG, entrando no terceiro período, movida pela vontade de entender o que está por trás dos números que moldam a vida das pessoas. O jornalismo econômico me atrai justamente por isso: ele revela escolhas, desigualdades e caminhos possíveis. Tenho curiosidade por tudo que é complexo — e gosto do desafio de traduzir isso de forma clara, humana e responsável. Estou começando, mas já sei que quero fazer perguntas difíceis e contar histórias que importam.

Lorenzo Vieira de Castro

Natural de Porto Alegre, estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência com assessoria de imprensa, radiojornalismo e jornalismo digital. Apaixonado pelas possibilidades do mundo da comunicação!

Miguel de Andrade Gonçalves

Sou estudante de jornalismo na ESPM-Rio, morador do Morro Santo Amaro, no Rio de Janeiro e apaixonado em comunicar informação com eficiência para diferentes públicos.

Pedro Felix de Souza Henriques

Pedro Felix é estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora. Com 20 anos, participa como bolsista da Diretoria de imagem de sua universidade e apresenta em seu currículo projetos como Nos Acréscimos, Diretório Central dos Estudantes, Rádio Facom 59 e estágio em comunicação na Dots Arquitetura.
Apaixonado pelo jornalismo, desenvolveu suas habilidades na faculdade com a câmera, edição, roteiro, briefing, artigos e matérias. Buscando por mais, se interessou pela editoria Economia e pretende desenvolver sua capacitação nela para que exerça sua função de jornalista da melhor maneira.”

Julia do Nascimento Martins

Estudante de Jornalismo na USP, com interesse nas áreas de ciência, cultura, economia e sociedade.

Vitória Araújo de Aleluia

Baiana, estudante de Jornalismo, admiradora da natureza, ávida por aprender coisas novas e apaixonada por rádio. Ler para crer. Música é um respiro da alma. Poetisa nas horas vagas.

Vinícius de Melo do Nascimento

Vinicius de Melo do Nascimento, 22 anos, nascido e criado na zona norte de São Paulo, aprendiz das filosofias do esporte que busca trazer esta mentalidade de disciplina, superação e cooperação para os meios corporativo e acadêmico.
Desde sempre, íntimo com a comunicação e as ciências humanas, o que me incentivou a escolher o jornalismo como minha primeira graduação. Próximo também às artes, apaixonado por música e dança.
Dentro da graduação – entre outras qualidades – almejo desenvolver o que considero meu ponto mais forte: Atenção aos mínimos detalhes. Hoje, sou assistente de benefícios na área de recursos humanos, procurando uma oportunidade nas áreas de jornalismo econômico, político ou cultural.

Victoria Nascimento

Meu nome é Victória Souza Nascimento, tenho 28 anos. Sou estudante do quinto período de jornalismo na Universidade Estadual do Piauí, gosto muito da área da pesquisa e atualmente tenho ligação com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Certifica. Conheço pouco sobre economia, prestei recentemente a matéria de Economia e Política em Comunicação e gostei muito. Ainda não sei qual caminho seguir dentro do jornalismo mas ser correspondente de guerra me interessa muito e para isso preciso conhecer sobre economia. Vi que existem muitos caminhos no jornalismo, até no meio corporativo, olhando nos cursos de vocês e também achei uma opção possível.

João Gabriel Rosas Leitão

João Gabriel Leitão é roraimense, estudante de jornalismo e analista de comunicação na CBN Amazônia Boa Vista. Escreveu para os portais ge.globo e g1 Roraima e integrou a equipe de telejornalismo da Rede Amazônica, afiliada Globo em Roraima, como produtor executivo. Iniciou a carreira como estagiário de Comunicação na organização AVSI Brasil, que atua na Operação Acolhida.

Cásper:

Sophia Sampaio Setúbal de Lima

Sophia Lima é estudante do segundo ano de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Tem interesse nas áreas de entretenimento, política e economia, e já publicou diversas matérias nas revistas laboratoriais da instituição. Possui experiência em Comunicação Interna e Mídias Sociais, e atualmente atua como estagiária de Redação na área de Comunicação Interna e Eventos do Banco BS2. Com olhar atento e versátil, busca construir narrativas que conectem informação, relevância e sensibilidade.

Maria Julia de Oliveira Blanes

Sou uma jovem de 19 anos, estudante do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, e tenho grande apreço pelo mundo econômico na comunicação. Para mim, poder enfrentar o grande desafio de facilitar a linguagem especializada para públicos leigos, abrangendo diferentes grupos ao redor do globo, é um dos maiores impulsos para mudar os moldes comunicativos dessa área. Além disso, poder levar maior representatividade feminina para o campo da economia também faz parte dos meus objetivos.
Joao Vitor Beltrame

João Vitor Batista, 20 anos, é estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Natural de São Paulo, tem interesse especial por economia, buscando entender como as dinâmicas econômicas influenciam a vida das pessoas e moldam a sociedade. Curioso e atento ao cenário atual, deseja aprofundar seus conhecimentos na área e produzir conteúdos que aproximem o público de temas muitas vezes considerados complexos.

Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp