
Crédito: José Adorno
Os pássaros ainda não descobriram, mas muitos são os alunos e funcionários da Fundação e Faculdade Cásper Líbero que encontraram no 3º andar do prédio um terraço com espaço verde. Com bancos de madeira, piso cinza e quase 600 m2 de área verde com 130 árvores nativas da Mata Atlântica em crescimento. E todos os que circulam pelo prédio podem usufruir deste espaço.
“A preocupação é sair da ideia de um simples jardim para trazer sustentabilidade. Queremos resgatar todo um histórico para dentro da nossa casa, sendo importante inclusive para os vizinhos da Cásper”, conta a Superintendente Patrimonial da Fundação, doutora Ângela Esther de Oliveira, que, junto do botânico Ricardo Cardim, criou o primeiro telhado sustentável da Avenida Paulista.
Para a produção do jardim, a Fundação utilizou um premiado projeto da ONU desenvolvido no Japão, no qual um substrato forma um fino tapete de terra. Nele é possível cuidar de diversos tipos de plantas brasileiras, inclusive espécies que estão em extinção há 300 anos. Sua vantagem é que torna desnecessária grandes quantidades de terra ou o uso de caixas e plásticos para o cultivo do terraço.
“Era um espaço ocioso, então o reaproveitamos fazendo um projeto de paisagismo focado na sustentabilidade. Queremos tornar o edifício Cásper Líbero um ponto de referência por meio de renovação autossustentável”, conta a doutora Ângela.
Por ser um espaço aberto, muitos acham que pode fumar ali, mas, de acordo com a Lei 13.541/2009, é proibido o consumo de cigarros ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, dentro de locais de uso coletivo, como o terraço. Também não pode pisar na grama, já que é nova e pode prejudicá-la. “O espaço é nosso e por isso é o dever de todos preservá-lo”, alerta a Superintendente Patrimonial.
Agora, os alunos aproveitam o intervalo para interagir ao ar livre e usam da tarde tranquila para a leitura de um livro ou para discutir tópicos importantes (ou não). Os frequentadores do prédio podem esperar pelas próximas novidades e pelo verde que logo ganhará exuberância no número 900 da Paulista – que se torna cada vez mais espaço de lazer e inspiração.
Assista ao vídeo institucional sobre o Terraço Verde
Acontece na Cásper
Jovens brasileiros brilham em Programa de Jornalismo da Bloomberg
Faculdade Cásper Líbero realiza evento “O Resgate de História Negra pelos Bairros de São Paulo” com coletivo AfriCásper