O documentário existe no mundo do audiovisual desde o início do século 20, quando o próprio se consolidou como gênero com a obra “Nanook, o Esquimó”, de Robert Flaherty.
No Dia Nacional do Documentário Brasileiro, a Cásper Líbero te recomenda 3 documentários brasileiros que mudaram o cenário do audiovisual para você se inspirar!
Lançado em 1984, o documentário dirigido pelo cineasta e jornalista, Eduardo Coutinho, acompanha o líder camponês, João Pedro Teixeira, assassinado por latifundiários do Nordeste.
As gravações do filme iniciaram em 1964. No entanto, por conta do golpe militar no Brasil, foram interrompidas.
Anos depois, Eduardo retorna às gravações. A fim de dar sequência ao documentário, procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus 10 filhos, para acompanhar seus anos de luto sob um regime militar.
Em razão dos relatos vulneráveis sobre a realidade da vida durante o regime militar brasileiro, o documentário é referência no mundo do audiovisual até hoje.
O documentário de curta-metragem brasileiro mostra a Ilha das Flores, local onde a capital gaúcha enviava seus descartes de lixos durante os anos 80.
O curta dirigido por Jorge Furtado segue o ciclo de vida de um tomate, desde plantado até os porcos o recusarem como alimento. Por fim, o documentário mostra como alimento se torna disponível para a população da Ilha das Flores.
Lançado em 1989, o documentário usa essa narrativa a fim de fazer críticas sociais sobre o consumo exagerado, assim como a imensa desigualdade social no Brasil.
“Ilha das Flores” não apenas revolucionou o mundo do audiovisual, mas também conquistou uma crítica social forte feita com uma narrativa verídica em menos de 15 minutos de duração.
Lançado em 2019, “Democracia em Vertigem” oferece uma nova perspectiva sobre o impeachment de Dilma Rousseff, além da ascensão da extrema-direita no país.
Dirigido por Petra Costa, o documentário mostra imagens exclusivas sobre as decisões tomadas durante o processo do impeachment, conduz os fatos com uma narrativa bem construída e impactante.
O documentário foi indicado ao Oscar, sendo aclamado por críticos e público ao redor do mundo por sua visão pessoal e sensível.
Para aqueles apaixonados em documentários e sonham em fazer parte do mundo do audiovisual, você veio ao lugar certo!
A Faculdade Cásper Líbero oferece uma imersão completa nesse mundo com o curso de graduação Audiovisual! Para mais detalhes, confira na página do curso.