A primeira edição do Programa de Diversidade em Jornalismo da Bloomberg – Brasil 2025 foi encerrada na tarde de domingo (3 de agosto) com uma destacada participação dos estudantes brasileiros. A imersão em jornalismo econômico, iniciada na sexta-feira, promoveu a diversidade e o desenvolvimento de novos talentos para as redações brasileiras.

Fruto de uma parceria estratégica entre a Bloomberg, a Universidade da Carolina do Norte (UNC) e a Faculdade Cásper Líbero, o programa ofereceu uma programação com workshops sobre técnicas de entrevista, a utilização do sofisticado Terminal Bloomberg e sessões aprofundadas sobre como “Pensar como um Jornalista de Negócios”, “Padrões Éticos para Jornalistas”, e a cobertura de temas-chave como inflação, o jornalismo climático, a política no Brasil e a dinâmica dos mercados. Os participantes tiveram a oportunidade de visitar e aplicar o aprendizado em aulas na redação da Bloomberg News, em São Paulo.

– Alunos participam de encontro com jornalista Andy Rosati, da Bloomberg. (Créditos da imagem: Caco Parise)

Os 14 estudantes de jornalismo selecionados – entre eles, quatro casperianos – tiveram encontros com profissionais da Bloomberg e professores da Cásper. Questionadores, curiosos e bem-informados, eles chamaram a atenção da diretora Sonali Pathirana, editor-executiva da Bloomberg News e diretora do Programa. “Fiquei muito impressionada com a qualidade dos estudantes brasileiros.” Ela observou que eles “possuem fundamentos econômicos e financeiros básicos mais do que esperava e do que vi em alguns outros programas que faço em outras partes do mundo”. A Bloomberg já realiza, com a UNC, versões do programa nos Estados Unidos e na Inglaterra.

“Os estudantes brasileiros se envolvem com conceitos de Banco Central e inflação e são capazes de falar sobre o impacto desses em suas vidas de uma forma que parece mais familiar e prática do que em algumas das outras regiões em que ensinei o programa”, destacou Sonali. A diretora ressaltou ainda a importância do alcance e da diversidade do programa. Ela expressou satisfação já que os selecionados vieram de “tantas partes do Brasil” – foram 411 candidatos, de 25 Estados brasileiros. “Estamos buscando a inclusão porque, quanto mais inclusivo for nosso jornalismo, mais forte será a nossa cobertura.”

Alunos assistem a aula na redação da Bloomberg, em São Paulo. (Créditos da imagem: Caco Parise)

O professor Adalton Diniz, diretor da Cásper Líbero, enfatizou o impacto educativo que experiência possibilitou: “Dois aspectos dessa iniciativa merecem destaque. Primeiro, o aprendizado sobre a prática do jornalismo econômico com o apoio e a orientação de uma instituição como a Bloomberg; e, segundo, o aprendizado da convivência em um ambiente diversificado que a vinda de estudantes de todo País e profissionais estrangeiros proporcionou”.

A participação ativa de Matthew Winkler, editor-chefe emérito e fundador da Bloomberg News e do programa, que veio especialmente ao Brasil, demonstrou o compromisso da agência com a iniciativa. Ele conduziu duas sessões para os estudantes, “Think Like a Business Journalist” e “Consumer Price Index and Brazil”, além de participar de uma conversa com Raul Reis, reitor da UNC. “O Brasil é uma sociedade altamente diversa, com economia e mercados financeiros em crescimento. Esperamos inspirar uma nova geração de estudantes a se tornarem jornalistas de negócios curiosos e comprometidos”, declarou.

Matthew Winkler e Raul Reis, reitor da UNC. (Créditos da imagem: Caco Parise)

A experiência foi amplamente elogiada pelos participantes, que compartilharam seu entusiasmo com a aprendizagem e o ambiente proporcionado. Alice Bastos, da UFMG, relatou ter aprendido “muitas coisas novas sobre economia, sobre o mercado, muitas coisas que eu não sabia e não sei quando teria a oportunidade de aprender. Então foi fantástico ter essa oportunidade e com certeza vai agregar muito para minha carreira”.

Para Miguel de Andrade Gonçalves, da ESPM-Rio, os dias foram “muito enriquecedores”, sendo uma oportunidade para “explorar essa afinidade com a economia e também conhecer mais sobre e quebrar alguns tabus”. Miguel elogiou a organização do evento, classificando-a como “implacável” e “muito cuidadoso assim nos detalhes”. Todos os custos foram cobertos pela organização.

Vinicius de Melo do Nascimento, de São Paulo, destacou que o programa foi “uma virada de chave para minha visão não só no jornalismo econômico de negócios em si, mas para minha jornada dentro do jornalismo também”, sentindo-se “muito acolhido”. Para João Gabriel Rosas Leitão, da Universidade Federal de Roraima, a experiência trouxe “uma outra perspectiva” sobre jornalismo financeiro. Ele considerou o programa “transformador em todos os sentidos, tanto pessoal como profissionalmente”, “para dizer o mínimo”.

Kyle Winters, diretor de Programas Globais, Imersivos e Profissionais da UNC resumiu o fim de semana como “incrível” e notou uma camaradagem e união excepcionais entre os estudantes brasileiros, algo que se destacou em comparação com as versões anteriores do programa. “Os estudantes do Reino Unido e dos EUA demoraram mais para criar laços. Então, é interessante para mim ver isso, tendo participado dos três programas. E eles foram tão acolhedores comigo”, celebrou.

Professores da Cásper também participaram de forma ativa no programa. Jefferson Mariano, que atua no IBGE e leciona disciplinas socioeconômicas na Faculdade, foi entrevistado em uma simulação de coletiva de imprensa, com apoio de Lorena Vieira, que integrou ainda a oficina de escrita sobre empresas, ao lado da coordenadora do curso de Jornalismo, Deisy Feitosa. Eduardo Nunomura enriqueceu a oficina de escrita sobre mercados, ao lado de Daniela Milanese, da Bloomberg e casperiana.

Matthew Winkler, editor-chefe emérito e fundador da Bloomberg News, em encontro com professores da Cásper Líbero e da Universidade Carolina do Norte. (Créditos da imagem: Caco Parise)

“Para nós, professores da Faculdade Cásper Líbero, é um orgulho imenso colaborar com a edição 2025 do Programa de Diversidade em Jornalismo da Bloomberg, especialmente por ser a primeira realizada no Brasil. Não há dúvida de que é uma iniciativa de enorme relevância e impacto, ao reunir jovens talentos de diferentes regiões do País e lugares de fala e contribuir diretamente para a formação de uma nova geração de jornalistas comprometidos com a diversidade e com a cobertura qualificada e acessível de temas voltados à economia”, arrematou Deisy Feitosa.

Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp