O consumo de vídeos nas redes sociais é um dos maiores responsáveis por movimentar a quantidade de acessos nas plataformas e conectar comunidades. Durante a pandemia, observou-se o aumento na disseminação destes formatos e o surgimento de um fenômeno entre os usuários: o BookTok.
O novo episódio do Central 900, apresentado por Marina Orfali, discute a influência do marketing na divulgação literária e como a internet contribuiu para fomentar o mercado dos livros. Para aprofundar o debate sobre o assunto, o episódio conta com a participação dos casperianos Mateus L. P. Santos, jornalista e autor do livro “24 Horas de Amor”, e Dany Sakugawa, publicitária e estrategista editorial.
BookTok é um termo criado a partir da hashtag #BookTok, na qual influenciadores literários – booktokers – e leitores interagem através da recomendação e discussão de determinados livros. Tornando-se uma febre mundial, a tendência foi responsável por aumentar o consumo de livros, principalmente entre o público mais jovem. Com mais de 20,4 bilhões de acessos, a #BookTokBrasil é um exemplo da popularização deste movimento e do seu impacto nas plataformas digitais.
Ainda que muitos defendam que a venda de determinadas obras esteja atrelada ao hype – grande movimentação nas redes para seguir alguma tendência -, é inegável que estes perfis contribuíram para mudanças na internet. No Brasil, durante a explosão de visualizações na pandemia, houve um aumento de 42% na venda de livros, especialmente os infantojuvenis que eram divulgados nas redes sociais.
Não só o TikTok, mas também o Instagram e o YouTube, vêm com essa força de confiança na indicação (…) e isso tem sido fenomenal para o mercado”, afirmou Dany Sakugawa.
De acordo com a pesquisa “Retratos da Literatura”, divulgada em 2024, o comportamento do leitor brasileiro é baseado na indicação. Nesse sentido, os influenciadores literários são responsáveis por atuar diretamente na decisão de jovens consumidores, por apresentarem livros com resenhas dinâmicas e atrativas.
Além de transformar a forma como os leitores consomem livros, os booktokers também incentivaram inúmeras editoras a investir no TikTok e Instagram como forma de divulgação e comercialização. Para Dany Sakugawa, este movimento é benéfico e leva à exploração de novos títulos:
As editoras estão investindo forte nos booktokers, nos autores (…), porque são pessoas que se interessam por livros e estão conseguindo criar um conteúdo atrativo o bastante para trazer mais pessoas”, completou a publicitária.
Outro fator importante da atuação dos influenciadores literários é o seu reconhecimento no mercado. A plataformização da literatura transformou radicalmente o modo de se fazer uma resenha e, consequentemente, os profissionais produtores destas. Para o escritor Mateus Santos, os críticos literários deram lugar aos influenciadores digitais:
Essa coisa de crítica literária especializada já não faz mais tanto sentido. O que temos são influenciadores voltados para determinado público nichado”, completou o autor.
Embora as mídias digitais tenham facilitado o trabalho dos Booktokers e o acesso dos leitores, um simples vídeo não garante o sucesso de um livro. Antes de mais nada, é preciso lembrar que um bom livro precisa se comunicar com o leitor e abordar assuntos relacionados à atualidade. Segundo Dany Sakugawa, um dos maiores erros dos autores é escrever um livro sem um objetivo.
Outro tópico importante ressaltado pela publicitária é a necessidade da investir no marketing literário. Ainda que muitos autores não gostem de aparecer nas telas para promover seus livros, Dany afirma que:
O alvo de um autor tem que ser trabalhar o seu próprio marketing, para que as editoras o enxerguem”.
Além disso, Mateus Santos defende que se os escritores desejam ser vistos no mercado, é indispensável, acima de tudo, se conectar com seus leitores. Para ele, ao passo que eventos de literatura afastam alguns autores independentes por questões financeiras, a internet consegue aproximá-los do público de maneira a formar uma comunidade com os fãs.
Para aprofundar as discussões sobre a relação entre literatura, marketing e redes sociais, o novo episódio do Central 900 reúne os convidados para um bate-papo dinâmico sobre o tema, a fim de aproximar os ouvintes do novo universo literário digital e incentivá-los a consumir mais livros!
Confira mais sobre a conversa, assistindo ao episódio completo: