
Atrizes da Cia. Antropofágica durante apresentação da peça “Arena Conta: Zumbi” | Crédito: Yuri Andreoli
Com o auditório lotado e grandes expectativas no ar, a 1ª Semana de Debates Raça, Resistência e Identidades, organizada pela Coordenadoria de Cultura Geral da Faculdade Cásper Líbero, teve início com a peça teatral “Arena Conta: Zumbi”, realizada pela Cia. Antropofágica.
O professor Antonio Roberto Chiachiri, vice-diretor da Faculdade e professor no curso de Publicidade e Propaganda, fez uma introdução breve sobre a Semana de Debates, analisando o termo “raça” e sua relação com a “raça humana”, dando ênfase na necessidade da vida comunitária e no respeito às diferenças, apesar de as intolerâncias sociais que permeiam o cotidiano contemporâneo. A mediação do evento foi realizada pela professora de Língua Portuguesa Mei Hua Soares.
Os primeiros a subirem ao palco foram os membros do coletivo AfriCásper, grupo representado por oito alunos negros da Faculdade. Entre os alunos presentes estavam: Laís Franklin, Thaís Regina Santos, Matheus Moreira, Giulia Ebohon, Camila Araújo, Ana Julia Genari, Lívia Martins e Juliana Santos.
Participaram da mesa de debate o professor Welington Andrade, que trabalha também como crítico teatral e colunista na revista Cult e o professor Edilberto Barbosa, da PUC-SP, mestre em Linguística Aplicada.
Outro nome ilustre na mesa de debate foi o diretor da Cia. Antropofágica, Thiago Reis Vasconcelos, que discursou a respeito do Teatro de Arena e apresentou brevemente a peça “Arena Conta: Zumbi”, escrita durante a ditadura militar em 1965. A peça busca impedir que a história brasileira seja apagada ou pior, esquecida, trabalhando com a desconstrução do teatro épico tradicional. Welington Andrade e Edilberto Barbosa fecharam a palestra discutindo obras clássicas da literatura brasileira, bem como alguns autores influentes, entre eles José de Alencar, e como tais textos refletem questões de miscigenação e de preconceito racial no Brasil.
Acontece na Cásper
Jovens brasileiros brilham em Programa de Jornalismo da Bloomberg
Faculdade Cásper Líbero realiza evento “O Resgate de História Negra pelos Bairros de São Paulo” com coletivo AfriCásper