Local: Sala 7 – 3º andar
10 de maio (Quarta-feira)
14h às 16h
E-mail para inscrição: [email protected].
O tema “Conexão Academia e Mercado” para o 7º Praticom será tratado com os participantes do evento por meio de duas exposições. A Profª. Ms. Patrícia Salvatori apresentará a pesquisa “O papel das Relações Públicas para construção de cultura e reconstrução de relacionamentos em processos de fusões” e a Profª Ms. Ágatha Camargo abordará sua pesquisa com tema ”Desenvolvimento da cultura de integridade: Um estudo de caso sobre a implantação de uma política de compliance”.
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Tema: “O papel das Relações Públicas para construção de cultura e reconstrução de relacionamentos em processos de fusões” (profª. Ms. Patrícia Salvatori)
Resumo: A pesquisa busca o entendimento da correlação entre o trabalho estratégico de relações públicas nos processos de fusões de grandes organizações e o sucesso destes processos. Por meio de estudo de casos múltiplos a partir de evidências de duas fontes, entrevistas e análise de documentação, estuda o impacto da comunicação como estratégia na reconstrução do relacionamento de três organizações - BRF, Itaú Unibanco e LATAM - com seus públicos de interesse e identifica a correlação entre os processos comunicacionais analisados e a construção de novas identidades e culturas organizacionais. A pesquisa avaliou os históricos das organizações oriundas, seus princípios organizacionais, as razões para as fusões, os planos de comunicação institucional e interna específicos, os relacionamentos com seus públicos pré e pós-fusões, integração das áreas de comunicação/relações públicas e atual organograma das áreas. A comunicação instrumental se faz presente, principalmente nos inícios dos processos combinatórios e tende a se tornar estratégica conforme concentra esforços para o entendimento e aceitação da alta liderança sobre novos padrões e diretrizes e como fomentadora de uma relação transparente, diversa e equilibrada destas lideranças com suas equipes e da organização com todas as pessoas envolvidas com a organização. Neste patamar, as relações públicas atuam como agente de transformação e são fundamentais para a criação da nova cultura, alinhada às estratégias do negócio, e para a reconstituição dos relacionamentos com os públicos de interesse, por meio de uma comunicação dialógica e estratégica.
Título da Pesquisa: Desenvolvimento da cultura de integridade: Um estudo de caso sobre a implantação de uma política de compliance (Profª Ms. Ágatha Camargo)
Resumo: O artigo representa um estudo sobre o processo de transformação cultural nas organizações no contexto da ética e compliance. Desenvolve revisão teórica sobre a mudança cultural nas organizações (FISCHER, 2000; PETTIGREW, 1996; SCHEIN, 2001), sobre a implantação de programas de ética e compliance e da cultura de integridade nas organizações (VERZEHEN, 2010, CANDELORO; RIZZO; PINHO, 2012; RIBEIRO; DINIZ, 2015; GIOVANNI, 2014; AXELROD, 2010), para composição de um quadro teórico de premissas fundamentais de mudança cultural. Observa o quadro teórico em um estudo de caso de implantação de política Antissuborno de multinacional francesa do setor alimentício sediada no Brasil, descrevendo os fatores que impactaram positiva e negativamente o desenvolvimento da cultura de integridade.
Estudantes (Pós-graduandos, mestrandos, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Publicidade e Propaganda e Jornalismo), bem como demais interessados no tema.