Cargo
Coordenador de Comunicação
Principais atividades
Comunicação Corporativa e Interna:
Desenvolver, implementar e monitorar em conjunto com Coordenação de Comunicação Interna os planos de comunicação interna, alinhados à cultura e aos valores da empresa;
Coordenar canais internos de comunicação da fábrica (mural, intranet, newsletters, TV corporativa, eventos internos, campanhas de engajamento, etc.);
Apoiar as lideranças locais na comunicação com os colaboradores, promovendo alinhamento e engajamento;
Produzir conteúdos institucionais, informativos e de segurança voltados ao ambiente da fábrica.
Comunicação Externa e Relacionamento Institucional:
Atuar como ponto focal de comunicação com a comunidade, mídia local, ONGs, escolas, poder público municipal e demais stakeholders externos da região;
Atuar de forma conjunta com Coordenação de Comunicação Institucional no relacionamento com imprensa local, suportando as demandas de mídia com agilidade e precisão;
Atuar de forma conjunta com Coordenação de Comunicação Digital no desenvolvimento de conteúdos para redes sociais e site da Companhia;
Coordenar ações de reputação institucional, visitas guiadas, programa Fábrica Aberta, e outras atividades com a comunidade.
Representar a Unipar em associações e entidades do setor para reuniões e projetos específicos;
Responsabilidade Social, Relacionamento com a comunidade e Sustentabilidade:
Coordenar Conselho Comunitário Consultivo (CCC) local, garantindo processo de diálogo permanente e de construção de agenda positiva com comunidade de entorno, através da elaboração e desenvolvimento de projetos e ações em conjunto com lideranças da comunidade;
Atuar de forma conjunto com Coordenação de Projetos Sociais no planejamento, desenvolvimento e acompanhamento de projetos patrocinados na localidade, alinhados às diretrizes de ESG da companhia;
Estabelecer parcerias com instituições locais para desenvolvimento de programas sociais, educacionais, culturais ou ambientais;
Promover e divulgar campanhas de voluntariado corporativo, arrecadações e engajamento social dos colaboradores.
Coordenar o desenvolvimento e briefing de agências para realização de pesquisas anuais com comunidades de entorno, com objetivo de monitorar percepção de imagem e notoriedade com este público e com líderes de opinião locais;
Gestão e Governança:
Garantir conformidade com as políticas corporativas de comunicação e responsabilidade social;
Elaborar e acompanhar o orçamento da área;
Atuar em conjunto com as áreas de Segurança, Meio Ambiente e RH para integração de ações;
Suportar localmente processos de comunicação em situações de crises visando preparação de conteúdos, atualização de manuais, acompanhamento e monitoria de mídia, reports etc;
Coordenar equipe local, promovendo o engajamento, reconhecimento e capacitação dos integrantes da área, bem como monitorar o desempenho, formar sucessores e fomentar a cultura Unipar, em alinhamento às políticas de Recursos Humanos.
Requisitos
Ensino superior completo em Comunicação Social, Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou áreas correlatas;
Pós-graduação em Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Comunicação Corporativa ou áreas correlatas será considerada um diferencial;
Inglês – Avançado;
Espanhol – Intermediário/Avançado;
Domínio das ferramentas de comunicação interna e externa;
Experiência em processos de relacionamento com comunidades;
Pacote Office avançado.
Ambiente de trabalho
Benefícios
Área de atuação
Jornalismo, Relações Públicas