No dia 16 de abril, a Faculdade Cásper Líbero realizou a 13ª edição do evento “Desafio de Comunicação Ética – Instituto Ethos”, com participação dos alunos de Relações Públicas para a realização de debates sobre greenwashing em crises climáticas.
Dois meses depois, no dia 11 de junho, os grupos de alunos realizaram as apresentações de seus trabalhos finais com Marcela Greggo, Coordenadora de Projetos de Integridade, Transparência e combate à corrupção do Instituto Ethos, como convidada especial, oferecendo uma visão única aos projetos realizados.
A abertura do evento iniciou com uma conversa sobre a relação entre redes sociais e as discussões sobre sustentabilidade relacionadas a COP 30. Ágatha Paraventi, professora do curso de Relações Públicas, reforçou a necessidade dos debates sobre o assunto mais que importante, “Falar de relações públicas nesse cenário é nós não sermos leigos. Porque nós como profissionais somos responsáveis por traduzir essas informações para o público”.
Os grupos apresentaram diferente trabalhos que enfatizavam a importância da comunicação transparente e aberta sobre as crises climáticas com a população, e também o uso de linguagem mais acessível para que o público consiga entender a gravidade dos assuntos divulgados.
Grupos também explicaram sobre a dificuldade enfrentada ao divulgar sobre crises climáticas, principalmente por conta da eco-ansiedade, uma condição quando a população se sente impotente de não poder fazer nada para ajudar.
Os estudantes entregaram ideias inovadoras e modernas, como vídeos curtos para aplicativos como TikTok para educar o público mais jovem, além de campanhas e propostas de intervenção interativas para atrair empresas e investidores.
No final, a convidada Marcela avaliou cada uma das apresentações e realizou feedbacks sobre as propostas de intervenções.