Notas obtidas, a partir de 2021, no ENEM.
Você pode utilizar a Média Global do Ensino Médio para ingresso.
Diplomas de ensino superior, em áreas afins ou diversas à da Comunicação.
Classificados nos Vestibulares da Cásper a partir de 2022.
A partir de uma análise curricular feita pela coordenação do curso.
Inscrições encerradas, acompanhe a sua inscrição.
A matrícula deverá ser realizada de 29/01 a 03/02/2025. Consulte a lista de convocação para matrícula.
Seu Caminho para o Topo da Comunicação!
saiba maisO melhor investimento profissional para quem quer a Comunicação como projeto de Vida. Vem ser Cásper!
Casperianos ingressam em estágios qualificados nas principais empresas de comunicação do país desde o início da graduação e assumem cargos de destaque e liderança em suas profissões nos primeiros anos de carreira.
saiba maisA Cásper Líbero é uma Faculdade focada em Comunicação que oferece processo seletivo para os seguintes cursos:
A leitura prévia do edital completo é imprescindível, confira o arquivo abaixo. Acesse também as provas e os gabaritos dos anos anteriores e prepare-se para o próximo vestibular.
Vida de vestibulando não é fácil! E para ajudar vocês que vivem nesta imensidão de dúvidas, a Faculdade Cásper Líbero resolveu explicar um pouco mais sobre essa tal Comunicação Social.
Na série de workshops “Será que é”, profissionais da área respondem as principais dúvidas dos vestibulandos sobre o mercado de trabalho dos profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.
Confira a matriz curricular dos cursos:
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Sociologia da Comunicação | 60 |
Fundamentos do Jornalismo | 60 |
Linguagem e Produção Textual | 60 |
Jornalismo Multimídia | 60 |
História da Arte | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Antropologia, Comunicação e Diversidade | 60 |
Perspectiva Crítica das Narrativas Jornalísticas | 60 |
Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação | 60 |
Fotojornalismo | 60 |
Produção e Edição de Mídias Sonoras | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Teorias da Comunicação | 60 |
História da Comunicação e Memória da Cásper | 60 |
Filosofia e Comunicação | 60 |
Relacionamento com a Mídia e Influenciadores Digitais | 60 |
Mundo, Democracia e Direitos Humanos | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Comunicação, Mídia e Sociedade Contemporânea | 60 |
Metodologia e Pesquisa em Comunicação | 60 |
Práticas Inovadoras no Jornalismo | 60 |
Gerenciamento de crise e reputação | 60 |
Fundamentos da Análise Econômica | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Narrativas e storytelling | 60 |
Jornalismo e Mercado | 60 |
Produção e Edição de Mídias Audiovisuais | 60 |
Ética e Legislação na Comunicação | 60 |
Mentoria Profissional I (híbrida) | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Escrita com impacto socioambiental | 60 |
Linguagem Visual e Design Editorial | 60 |
Gestão em Jornalismo e Comunicação Corporativa | 60 |
Jornalismo Especializado em Esportes | 60 |
Mentoria Profissional II (híbrida) | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Narrativas Criativas com Dados | 60 |
Jornalismo Especializado em Cultura e Entretenimento | 60 |
Laboratório de Inovação em Comunicação | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica I (híbrida) | 60 |
Eletiva 1 | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Educação Midiática | 60 |
Jornalismo Especializado em Política, Economia e Sustentabilidade | 60 |
Jornalismo Internacional e Agência de Notícias | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica II (híbrida) | 60 |
Eletiva 2 | 60 |
Em 2025, a mensalidade dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas é de R$ 3.418,24 e do curso de Rádio, TV e Internet é R$ R$ 4.409,90. E para os cursos tecnólogos de Produção Audiovisual e Produção Publicitária a mensalidade é R$ 1.500,00 (vespertino) e R$ 1.700,00 (noturno)
Confira o edital de mensalidade
Tipo de Curso
Modalidade
Tempo de Curso
Turno
Carga Horária
Atividades
Complementares
Atividades
de Extensão
Estágio
Supervisionado
TCC
Total de Horas/Aula
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Antropologia, Comunicação e Diversidade | 60 |
Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação | 60 |
História da Arte | 60 |
Processos de Criação | 60 |
Princípios de Administração e Marketing | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Sociologia da Comunicação | 60 |
Linguagem e Produção textual | 60 |
Design Gráfico | 60 |
Comportamento e Tendências de Consumo | 60 |
Teorias e Técnicas da Publicidade | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Fundamentos da Análise Econômica | 60 |
Lógica de Programação | 60 |
Pesquisa e Análise de Dados | 60 |
Planejamento Estratégico e Gestão de Marcas | 60 |
Criação Publicitária | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Filosofia e Comunicação | 60 |
História da Comunicação e Memória da Cásper | 60 |
Laboratório de Pesquisa e Visualização de Dados | 60 |
Teorias da Comunicação | 60 |
Laboratório de Design e Identidade Visual | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Linguagem Fotográfica | 60 |
Planejamento de Campanha | 60 |
Mídia e Novas Tecnologias | 60 |
Comunicação Visual | 60 |
Mentoria Profissional I (híbrida) | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Planejamento e Gestão de Mídia | 60 |
Ética e Legislação na Comunicação | 60 |
Redação Publicitária | 60 |
Direção de Arte | 60 |
Mentoria Profissional II (híbrida) | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Mensuração e Avaliação de Campanhas | 60 |
Live Marketing e Merchandising | 60 |
Linguagem Audiovisual | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica I (híbrida) | 60 |
Eletiva 1 | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Produção Publicitária | 60 |
Produção Audiovisual | 60 |
Laboratório de Inovação em Comunicação | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica II (híbrida) | 60 |
Eletiva 2 | 60 |
Tipo de Curso
Modalidade
Tempo de Curso
Turno
Carga Horária
Atividades
Complementares
Atividades
de Extensão
Agência Integrada
TCC
Total de Horas/Aula
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Antropologia, Comunicação e Diversidade | 60 |
linguagem e Produção textual | 60 |
História da Arte | 60 |
Administração Aplicada | 60 |
Teoria e Técnica de Relações Públicas | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Sociologia da Comunicação | 60 |
Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação | 60 |
Comunicação Organizacional e Governança | 60 |
Marketing e Comportamento do Consumidor | 60 |
Laboratório de Produção Gráfica e Imagens | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Fundamentos da Análise Econômica | 60 |
Metodologia e Pesquisa em Comunicação | 60 |
Teoria da Opinião Pública | 60 |
Planejamento em Comunicação Organizacional e Relações Públicas | 60 |
Gestão de Eventos | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Teoria da Comunicação | 60 |
História da Comunicação e Memória da Cásper | 60 |
Filosofia e Comunicação | 60 |
Comunicação Pública, Governamental e Política | 60 |
Gestão da Comunicação Interna | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Assessoria de imprensa | 60 |
Marcas, Discurso e Semiótica | 60 |
Identidade, Imagem e Comunicação | 60 |
Marketing em Relações Públicas | 60 |
Mentoria Profissional I | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Pesquisa em Opinião Pública e Mercado | 60 |
Gestão de Riscos e Crises Organizacionais | 60 |
Relações Públicas Comunitárias | 60 |
Ética e Legislação na Comunicação | 60 |
Mentoria Profissional II | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Data Science e Business Intelligence | 60 |
Redação Aplicada em Relações Públicas | 60 |
Práticas de Pesquisa Aplicada em Relações Públicas | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica I | 60 |
Optativa 1 | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Laboratório de Inovação em Comunicação | 60 |
Avaliação e Mensuração de Resultados | 60 |
Gestão Financeira e Orçamentária | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica II | 60 |
Optativa 2 | 60 |
Tipo de Curso
Modalidade
Tempo de Curso
Turno
Carga Horária
Estágio
Supervisionado
Atividades
Complementares
Atividades
de Extensão
Agência Integrada
TCC
Total de Horas/Aula
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Sociologia da Comunicação | 60 |
Linguagem e Produção Textual | 60 |
Produção em Áudio | 60 |
Estéticas Sonoras e Musicais | 60 |
História do Rádio, da TV e da Internet | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Antropologia, Comunicação e Diversidade | 60 |
Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação | 60 |
História da Arte | 60 |
Produção em Audiovisual | 60 |
Linguagens e Estéticas do Audiovisual | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Filosofia e Comunicação | 60 |
História da Comunicação e Memória da Cásper | 60 |
Teorias da Comunicação | 60 |
Edição de Vídeo | 60 |
Roteiro para Narrativas Ficcionais | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Fundamentos da Análise Econômica | 60 |
Metodologia e Pesquisa em Comunicação | 60 |
Direção de Fotografia Audiovisual | 60 |
Captação e Tratamento Criativo do Som | 60 |
Locução, Apresentação e Direção de Atores | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Ética e Legislação na Comunicação | 60 |
Programação e Audiência | 60 |
Produção e Operação em Telejornalismo | 60 |
Direção de Arte em Audiovisual | 60 |
Mentoria Profissional I | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Pós-Produção em Áudio | 60 |
Design e Interfaces Gráficas | 60 |
Documentário e Formatos Não Ficcionais | 60 |
Direção em Rádio e Mídias Sonoras | 60 |
Mentoria Profissional II | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Elaboração de Projetos para Audiovisual | 60 |
Direção em TV e Mídias Audiovisuais | 60 |
Pós-Produção em Vídeo | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica I | 60 |
Optativa 1 | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Laboratório de Inovação em Comunicação | 60 |
Redes Sociais, Plataformas On Line e Experiências Imersivas | 60 |
Produção Executiva | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica II | 60 |
Optativa 2 | 60 |
Tipo de Curso
Modalidade
Tempo de Curso
Turno
Carga Horária
Atividades
Complementares
Atividades
de Extensão
TCC
Total de Horas/Aula
Confira aqui as respostas às principais dúvidas dos vestibulandos. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato pelo telefone (11) 3170-5600.
Confira aqui as respostas às principais dúvidas dos vestibulandos. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato pelo telefone (11) 3170-5600.
A Cásper Líbero é uma Faculdade de Comunicação e oferece 6 cursos de graduação:
Cursos bacharelados — valor de mensalidade para o ano de 2025:
Confira as opções de bolsa, desconto e financiamento estudantil:
Bolsas
Descontos
Financiamento
Avaliação socioeconômica
O aluno do primeiro ano participa de uma avaliação socioeconômica, de acordo com o edital divulgado no primeiro semestre, a fim de pleitear uma bolsa de 25% para o segundo semestre. No final do ano, um novo edital é divulgado para que os interessados possam concorrer a bolsas entre 30% e 70% durante o ano seguinte. Essa forma de bolsa deve ser atualizada anualmente.
Monitoria
O aluno pode realizar atividades de monitoria em um dos departamentos da Faculdade (rádio universitária, produtora experimental, núcleo editorial de revista, estúdio de foto e de tv, dentre outros). Neste caso, o estudante recebe uma bolsa parcial de estudo. Para participar dos processos seletivos é necessário ficar atento a divulgação via email e no mural da faculdade e ter o perfil necessário para cada vaga.
Iniciação científica
O aluno pode desenvolver um projeto de pesquisa. No ano vigente a este trabalho, o aluno ganha 25% de bolsa. Este processo tem início no segundo semestre de cada ano, quando o pré-projeto passa por uma banca. Se este for aprovado, o aluno começa a pesquisa no ano seguinte sob a orientação de um professor.
Desconto família
Banco Bradesco
A Faculdade Cásper Líbero oferece possibilidade de financiamento no Banco Bradesco para sua graduação, saiba mais.
CredIES - Crédito Educacional
A parceria entre a Cásper e a Fundacred amplia as possibilidades para a sua formação profissional pelo crédito educacional, sem juros remuneratórios.
Sim! A partir do primeiro mês de curso o aluno já pode concorrer aos processos seletivos de vagas de estágio internas.
O estágio pode ser em um dos departamentos da Fundação Cásper Líbero (TV, Rádio, centro de eventos, núcleo de mídias) e o estudante recebe uma bolsa-auxílio, VR (vale refeição) e VT (vale transporte).
Para participar dos processos seletivos é necessário ficar atento à divulgação via email e no mural da faculdade e ter o perfil necessário para cada vaga.
A partir do primeiro mês de curso o aluno já pode concorrer aos processos seletivos de vagas de estágio em empresas do mercado, basta ficar atento as vagas e aos requisitos necessários para cada posição.
Muitos alunos aproveitam para realizar cursos extracurriculares e outras atividades que possam complementar o currículo, como participar dos órgãos laboratoriais da faculdade (revistas – Esquinas e Cásper, programa de TV – Edição Extra e rádio universitária – Gazeta Online), enquanto não ingressam em um estágio.
Sim. Os alunos podem atuar em diversos departamentos como no Núcleo Editorial (que produz 2 revistas da faculdade: Esquinas e Cásper), na Produtora Audiovisual Experimental (que produz o Edição Extra - um programa de televisão que é transmitido na TV Gazeta), ou na Gazeta Online (rádio universitária).
Para auxiliar os vestibulandos na escolha do curso, a Cásper oferece algumas oportunidades de contato com atividades e profissionais das diferentes áreas da Comunicação.
Semanas de Oficinas Cásper – voltadas para cada curso, são experiências imersivas para entender como funcionam as áreas da comunicação na prática.
Técnicas de Redação – um encontro importante para receber dicas valiosas sobre como produzir uma excelente redação no vestibular.
Sábado na Cásper – participe de uma roda de conversa com profissionais da comunicação para tirar suas dúvidas sobre os cursos e entender as oportunidades do mercado para cada área.
Casper Day – um evento dinâmico que proporciona uma imersão no universo Cásper.
Acompanhe a programação no site.
Sim! Acesse os vídeos explicativos com dicas e sugestões de ex-alunos da Cásper que estão no mercado de trabalho:
Sim! Agora é possível realizar o agendamento pelo link: http://casperlibero.edu.br/a-casper/conheca-a-casper/visite-a-casper.
As inscrições para o processo de transferência estarão abertas a partir de 10/12/24.
É necessário realizar a inscrição e fazer upload do histórico acadêmico, comprovante de vínculo com a faculdade de origem e conteúdo programático das disciplinas cursadas e aprovadas.
Uma condição para efetivação da transferência é que o candidato não supere, comparando o seu histórico escolar de origem e o currículo desta Faculdade, o limite máximo de 5 (cinco) adaptações a cumprir para o 3° semestre, e de no máximo, 10 (dez) para o 5° semestre.
Outra condição é que tenha vaga sendo oferecida para o curso desejado.
Sendo aprovado o candidato é orientado a formalizar a matrícula.