A série britânica de ficção científica Black Mirror, criada em 2011 por Charlie Brooker, ficou muito conhecida no Brasil em 2016 após após as temporadas entrarem na provedora de filmes e séries de televisão via streaming, Netflix. Com exemplos do cotidiano, Brooker mostra um futuro próximo no qual a natureza humana não consegue se separar dos efeitos tecnológicos. Segundo a Netflix, a série “antológica de ficção científica explora um futuro próximo onde a natureza humana e a tecnologia de ponta entram em um perigoso conflito”.

Black Mirror – Temporada 3 Trailer – Netflix [HD] | Imagem: Netflix

“Black Mirror é por excelência uma criação dos meios de comunicação de massa – e uma das mais elaboradas, dos pontos de vista artístico, estético e narratológico. O que cada um de seus episódios comunica? Perturbadoras fábulas que variam sobre o tema do conflito entre o cidadão de hoje e as espetaculares possibilidades das novas tecnologias digitais. Não que tais tecnologias sejam negativas ou perversas por natureza, faz questão de assinalar o criador da série, Charlie Brooker. O problema, de fato, não são as tecnologias – é o uso que se faz delas. O problema somos nós, os humanos. Como sempre”.
José Augusto Dias Júnior – Professor dos cursos de Jornalismo, Rádio TV e Internet e Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero.

“A natureza distópica de Black Mirror nos permite refletir sobre os processos comunicacionais presentes no mundo do trabalho, da política e na sociedade de uma maneia geral. Expõe os conflitos das relações humanas diante da constante evolução tecnológica e da presença da mídia, sendo, portanto, um produto possível de análise sob a perspectiva debordiana do espetáculo”.
Ethel Pereira – Professora do curso de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero.

Apresentando Netflix Vista | Black Mirror [HD] | Imagem: Netflix
Netflix define Black Mirror como “uma fábula da realidade” e é possível se questionar se atualmente, somos meros espectadores de uma série que pode estar prevendo como viveremos o nosso futuro. Se interessou pela série? Os episódios estão disponíveis na Netflix!
Acontece na Cásper
Jovens brasileiros brilham em Programa de Jornalismo da Bloomberg
Faculdade Cásper Líbero realiza evento “O Resgate de História Negra pelos Bairros de São Paulo” com coletivo AfriCásper